segunda-feira, 14 de maio de 2012

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Sede Petrópolis/RJ

Cachoeira Véu da Noiva - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Sede Petrópolis/RJ


Para quem conhece as duas outras sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), o acesso à sede Petrópolis pode parecer um pouco desanimadora. Isto porque ela é extremamente distante das demais, sendo que de Teresópolis para lá é  preciso percorrer a estrada de Itaipava, passar por um pedaço significativo de área urbana e adentrar alguns bairros que não parecem muito amistosos. É possível ver algumas árvores derrubadas pelo caminho, algum lixo, e o caminho parece infindável. Há uma estrada de chão e esburacada, e ruas bem estreitas que fazem você pensar que se perdeu.
Contudo, vale a pena seguir em frente, porque ao final de um caminho bem difícil, encontra-se a sede.
Quanto ao carro, que até lá terá sofrido bastante pelos buracos e subidas, existe uma simpática senhora chamada Maria, que aceita estacioná-los em seu quintal pelo módico preço de R$ 5,00, e ainda conta com  uma mini fonte de água natural que é ótima para abastecer os cantis.
A  sede Petrópolis não conta com camping ou estacionamento. A entrada é estreita, e você deve assinar seu nome  e um termo de responsabilidade caso queira percorrer as trilhas.
A atração principal da sede Petrópolis é a cachoeira Véu da Noiva, que fica a 3 km da entrada. Embora o percurso seja bem longo, a caminhada não é difícil (Pablo diz que ela é moderada, uma vez que conta com poucas subidas íngremes e o caminho é basicamente formado de estrada plana com algum aclive).
No meio do caminho, é possível ainda avistar a Gruta do Presidente, que, apesar de ser grande, não  oferece maiores atrativos. Vale a pena tirar pelo menos uma foto.
Quanto à cachoeira Véu da Noiva, bem, ela por si só faz toda a caminhada valer a pena (embora o cenário de todo o trecho seja fantástico). É uma imensa queda d'água de 35 metros, que despenca por paredões rochosos e é sinceramente impressionante. Não há como não se apaixonar. A água vai caindo e refrescando quem está sentado logo embaixo, além de fornecer um cenário DESLUMBRANTE.
Além disso, a sede Petrópolis conta com alguns excelentes poços para banho ao longo do trajeto. Depois da longa caminhada até o Véu da Noiva, vale muito a pena parar nesses poços pra se refrescar e descansar um pouco.
Ao final do passeio, o consenso é que a sede Petrópolis valeu muito a pena, apesar de ser mais distante e da longa caminhada. 



Visual na trilha de acesso ao Véu da Noiva - PARNASO - Sede Petrópolis



Véu da Noiva - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Sede Petrópolis/RJ


Poço das Bromélias - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Sede Petrópolis/RJ



Poço Paraíso - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Sede Petrópolis/RJ

Para mais informações: http://www4.icmbio.gov.br/parnaso/



Nenhum comentário:

Postar um comentário